O rapper Baco Exu do Blues se apresenta no dia 18 janeiro, e a banda afro Ilê Aiyê vai comemorar seus 50 anos de fundação no dia 19 de janeiro
O Universo Spanta 2025, mais diverso festival de música brasileira do país, anuncia a chegada de mais duas atrações vindas diretamente da Bahia: um dos maiores nomes do hip hop brasileiro na atualidade, o cantor e compositor Baco Exu do Blues se apresenta no dia 18 de janeiro e, direto do Curuzu, chega o Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, que vem comemorar seus 50 anos de história no dia 19 de janeiro. Os ingressos para o festival já estão disponíveis na plataforma Zig Tickets.
O rapper Baco Exu do Blues completa o line up do Palco Guanabara no segundo sábado do festival, dia 18 de janeiro, que tem, ainda, shows de Ludmilla, Belo e Simone Mendes. O cantor e compositor vai apresentar no Spanta novos sucessos como “Piscina Vazia” e “Pausa da sua Tristeza”, além de outras músicas de seu repertório como “Te Amo Disgraça”, “Samba In Paris” e “Lágrimas”.
Para completar as homenagens ao carnaval baiano, no último domingo do festival, dia 19 de janeiro, no Palco Lapa , o Ilê Ayê apresenta o show de comemoração de 50 anos de fundação. O primeiro bloco afro do Brasil traz a Band' Aiyê formada exclusivamente por músicos afrodescendentes, que apresentam um show de samba afro, gênero musical oficial do bloco, com destaque para a percussão, que tanto já caracteriza a música baiana. No mesmo dia, no Palco Guanabara, acontece uma homenagem aos 40 anos do Axé, com ícones do carnaval baiano: Bell Marques, Ivete Sangalo e Daniela Mercury. E, no Palco Lapa, a festa vai comemorar os 75 anos do trio elétrico com Armandinho, Dodô e Osmar, a banda É o Tchan e a nova geração com a dupla Rafa & Pipo Marques.
Primeira semana
O Beco do Spanta estreia no dia 6 de janeiro, com o Bloco Spanta Neném, que há mais de 20 carnavais arrasta mais de 10 mil pessoas na Zona Sul do Rio, com a bateria Spantosa comandada pelo mestre Caliquinho. Arlindinho, um dos grandes nomes da nova geração do samba, estará presente como anfitrião nesta e em todas as segundas-feiras no comando da roda de samba. Os sambistas Inácio Rios e Mosquito trazem para a Marina da Glória o projeto Encontros Casuais, que faz parte da programação oficial do Beco do Rato com a participação de parceiros da dupla. Completa a programação, em participação especial, o cantor e compositor Marquinho Sathan, reconhecido como um dos melhores intérpretes do samba do país com mais de 50 anos de carreira e grandes sucessos, como “Falsa Consideração”, “Me Engana Que Eu Gosto” e “Pura Semente”.
Na sexta-feira, dia 10 de janeiro, com uma noite dedicada ao pop, o Festival terá no Palco Guanabara shows do cantor Jão, que traz o show “Superturnê”, e de Luísa Sonza, com o espetáculo “Escândalo Íntimo”. No Palco Lapa, estarão, pela primeira vez no festival, a cantora Priscilla e os paranaenses do Jovem Dionísio, além do campeão do Voa Sabiá - competição musical que revelou jovens talentos da música brasileira -, Alan Rosa.
No dia seguinte, sábado, 11 de novembro, a programação mantém a tradição do Festival Universo Spanta em apostar na mistura de gêneros musicais. No Guanabara, às margens da baía, o som vai desde Gloria Groove, com a “Serenata da GG”, passando pelo sertanejo da dupla Jorge e Mateus, até os remixes dançantes do artista Pedro Sampaio. E, no Lapa, tem samba com Jorge Aragão, pagodão baiano com a banda Àttøøxxá e uma roda de funk com MC Carol, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda. E para reforçar o clima do pré-Carnaval, os cortejos, que fizeram sucesso na edição 2024, estão confirmados com as escolas de Samba Portela e Salgueiro trazendo ritmistas, passistas e mestre-sala e porta-bandeira para a passarela do Spanta.
Encerrando o primeiro fim de semana, no domingo, dia 12 de janeiro, os shows reúnem atrações vindas direto do Nordeste: Almério e Martins, dupla revelação da música pernambucana, Zé Ramalho, acompanhado dos filhos Linda e João, e a cantora e multi-instrumentista Lucy Alves. E o cortejo traz os tradicionais blocos Rio Maracatu e Noites do Norte que vão agitar com os sons dos carnavais do Norte e do Nordeste para a Marina da Glória.
Segunda semana
Na segunda, dia 13 de janeiro, o Beco do Spanta segue com a roda de samba comandada por Arlindinho, além de celebrar o pagode dos anos 90 com Délcio Luiz, compositor de mais de 500 músicas como os os clássicos ‘Marrom Bombom’, ‘Gamei’ e ‘Cilada’, acompanhado de sua banda. Completando o set, o cantor e compositor Mauro Diniz, herdeiro da Velha Guarda da Portela, irá presentear o público com canções de sucesso como “Loucuras de uma Paixão”, “Papel de Pão”, entre outros sucessos de sua carreira
Na sexta-feira, dia 17 de janeiro, a festa recomeça e o rap é o ritmo da vez no Universo Spanta 2025. No palco Guanabara, os artistas Filipe Ret e BK’ vão fazer a Marina da Glória tremer com o som campeão das plataformas digitais. No Palco Lapa, se destacam duas potências femininas e nomes da nova geração do movimento: a baiana de Feira de Santana Duquesa e a capixaba Budah. E vindo do outro lado da Baía de Guanabara, de São Gonçalo, o rap romântico de MC Maneirinho completa a noite.
A programação de sábado, 18 de janeiro, tem a cantora Ludmilla, presente em diversas edições do festival, e o pagodeiro Belo, que fez um show inesquecível na edição 2024 do Universo Spanta. No mesmo dia, o trio Os Garotin, que recebeu três indicações ao Grammy Latino 2024, a música contagiante do baiano Tatau e o cantor e compositor Kevin O Chris sobem ao palco Lapa. E comandando o cortejo, ritmistas, passistas e mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba Mangueira e Beija-flor.
No último domingo, 19 de janeiro, o Festival Universo Spanta 2025 vai realizar uma grande homenagem ao carnaval da Bahia. No Palco Guanabara, uma homenagem aos 40 anos do Axé, com ícones do carnaval baiano: Bell Marques, Ivete Sangalo e Daniela Mercury prometem trazer a festa de Salvador para a Marina da Glória. E, no Palco Lapa, a festa vai comemorar os 75 anos do trio elétrico com Armandinho, Dodô e Osmar, a banda É o Tchan e a nova geração com a dupla Rafa & Pipo Marques. E mais: o bloco Afro Ilê Ayê, que traz o show em comemoração aos 50 anos de fundação.
Encerrando os trabalhos do Universo Spanta, na segunda, dia 20 de janeiro, feriado de São Sebastião, o Beco do Spanta terá o Grupo Arruda que, em 2025, completa 20 anos de existência de uma história de amor ao samba iniciada em uma barraca em frente à quadra da Estação Primeira de Mangueira. E também recebe o cantor e compositor Moyseis Marques, um dos fiéis representantes do resgate do samba de raiz nos anos 2000 nos bares da Lapa e Santa Teresa, que já foi inclusive autor e intérprete do samba-enredo no Bloco Spanta Neném no carnaval de 2008.
Comments