Sintonia - O Último Baile celebra o funk paulista com festival esgotado em São Paulo
- Douglas Barbosa
- 21 de fev.
- 4 min de leitura
No dia 1º de fevereiro, no Memorial da América Latina, aconteceu o evento "O Último Baile", para divulgar a última temporada da série Sintonia, da Netflix. O evento teve distribuição gratuita em alguns pontos de São Paulo e, posteriormente, passou a ser disponibilizado também de forma online, o que resultou em um sold out imediato. Isso ocorreu não apenas pelo sucesso da série, mas também pelo elenco de peso que iria prestigiar a festa, incluindo MC Menorzinha, Duquesa, Tasha & Tracie, MC IG, MC Tuto, MC Marks, MC Cebezinho, Jovem MK e RT Mallone.

Ativações
O Memorial da América Latina, que possui dois ambientes divididos por uma passarela, se tornou um palco imersivo no que a série representa, que é a cultura das favelas e periferias. Havia um salão de cabeleireiro para cortes, com disponibilidade de manicure para fazer as unhas, além de uma batalha de rap patrocinada pela Budweiser, que promovia o produto Budweiser Zero e distribuía um voucher na entrada, oferecendo a chance para todos experimentarem. O Burger King estava presente com um estande de reis e rainhas, onde as pessoas podiam tirar fotos com looks temáticos e concorrer a uma ecobag personalizada.
Havia também um estúdio do Kondzilla para o público ter a chance de produzir sua própria música, algo super único!
Palco Fluxo
Logo na entrada, havia um palco 360º, apelidado de 'Palco Fluxo', que recebeu os maiores bailes de cada região de São Paulo: DZ7 (zona sul), Ruinha (zona norte), Baile do Céu (zona leste) e São Jorge (zona oeste). O palco foi um grande acerto, pois demonstrou a diversidade do funk e deu voz aos bailes funk, que costumam ser perseguidos por serem vistos como algo marginalizado e sem valor cultural.
Talvez tenha sido o maior acerto do evento, pois foi o momento mais divertido, com diversos guarda-chuvas levantados, sinalizadores acesos e músicas estourando nas caixas, fazendo todo o público se divertir e suar a camisa de tanto dançar.
Palco Sintonia
O palco Sintonia foi localizado na outra parte do Memorial, para acomodar a quantidade de público que o evento iria receber. Aproximadamente 10 mil pessoas compareceram ao evento, segundo dados da própria Netflix. Com 10 horas de duração e uma performance surpresa de Gloria Groove, que fez um show especial com motos, o palco também contou com a presença de integrantes do elenco, como Christian Malheiros (Nando), Bruna Mascarenhas (Rita), Jottapê (Doni), Julia Yamaguchi (Scheyla), MC M10 (Formiga), MC Rhamon (Pulga), Jefferson Silvério (Rivaldinho), Júlio Silvério (Jaspion), além dos diretores Johnny Araújo, Daniela Carvalho e Denis Cisma, e dos produtores executivos Caio Gullane e Fabiano Gullane.
Os momentos eram de gratidão e pura alegria em cima do palco, incluindo a última performance de Jottapê no funk, que anunciou que irá dedicar-se à carreira gospel.
Destacamos os shows de Duquesa, MC Menorzinha e Tasha & Tracie, que levaram o público ao delírio com suas músicas. O público, vestindo a camisa do evento, enfrentou o sol quente para acompanhar de perto as artistas no palco. Mesmo com chuva, o Racionais MCs abrilhantaram o palco luminoso com um show incrível, apresentando os maiores hits do grupo. Sem se esquivar, os integrantes cantaram em meio à passarela, causando grande alvoroço entre todos que aguardavam por eles.
Outro ponto positivo foi a performance surpresa de Gloria Groove, que também prestou uma homenagem a MC Daleste, grande representante do funk paulista, e à própria cantora, que se inspirou nele para a criação de seu álbum Lady Leste. Quando a musa entrou cantando seu hit 'Vermelho', era possível ver pessoas correndo de todos os cantos para se aproximar do palco e não perder aquele momento.
E valeu a pena a experiência Sintonia?
O trabalho da Netflix em enaltecer a cultura do funk paulista e atrair o público que realmente consome esse trabalho foi fundamental para a experiência do evento. Realmente, havia pessoas ali pelos artistas e de corpo e alma para toda a cultura do hip-hop e rap, o que valorizou ainda mais cada momento, desde as batalhas de rap até as performances de dança e as motos de grau.
Em vez de nos aproximarmos de um evento como o The Town, que insere Kim Petras antes de Bruno Mars, sentimos que tudo estava conectado e fazia sentido.
Um ponto positivo foi pensar no acesso: o Memorial da América Latina fica ao lado do metrô Barra Funda, o que facilitou a presença do público que dependia de transporte público. Além disso, a volta foi fornecida de forma gratuita a todo o público, valorizando o acesso e a presença de todos.
Minha única reclamação fica em relação à segurança do local, que foi aumentada por ser um evento grandioso, mas acabou causando diversos tumultos do lado de fora.
Considerando que a série aborda a dificuldade das oportunidades para pessoas vindas de periferias, ver policiais do lado de fora reprimindo ambulantes que estavam trabalhando de forma honesta trouxe uma reflexão antes do evento ocorrer: nem sempre tudo está em sintonia.
A série Sintonia está com sua quinta e última temporada disponível no Netflix.
Kommentare