Amazon
top of page

Primeiro dia do Universo Spanta 2024 foi de grandes encontros musicais


Foto: Vinícius Araújo (@viniciusarauujo)


Na primeira noite aberta ao público do Universo Spanta 2024, maior festival de música brasileira do país, na Marina da Glória, subiram ao palco nomes da nova cena musical brasileira, artistas consagrados e participações musicais memoráveis. Quem abriu os trabalhos no palco Guanabara foi a cantora Marina Sena com um show que fez todo o público dançar. A artista recebeu Juliette com quem cantou entre outros sucessos “Quase Não Namoro”, música que gravaram juntas. Em seguida, foi a vez da cantora Simone apresentar o espetáculo “Tô Voltando”, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, e entoar sucessos como “Cigarra” e “Desesperar Jamais”. O ponto alto do show foi o encontro inédito da artista com a cantora Maria Gadú. Juntas cantaram “Shimbalaiê”, “Iolanda”, “Odara”, entre outras músicas. Encerrando a noite, foi a vez do funk de Rebecca, com direito à performance de pole dance e participação especial de Pabllo Vittar. No Palco Lapa, a abertura ficou por conta da Sambay, primeira roda de samba LGBTQIA+. Logo depois foi a vez do pop cheio de rebolado de Thiago Pantaleão, e do show de Adriana Calcanhoto que recebeu o cantor Rubel. Fechando os trabalhos, Johnny Hooker subiu ao palco com sua apresentação  irreverente. 


Neste sábado, 6 de janeiro, a diversidade de gêneros musicais toma conta do festival: o funk carioca de Dennis DJ, o multi-instrumentista e talento da nova MPB, SilvaTiago Iorc, que acaba de ganhar um Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa, e Rachel Reis, com sua mescla de MPB e pagode baiano. O samba carioca se faz presente com Xande de Pilares, e a música  sertaneja fica a cargo da mais nova revelação feminina, Lauana Prado. Para completar a escalação da noite, tem show do baiano Carlinhos Brown com participação super especial do parceiro e ex-Titãs, Arnaldo Antunes, que junto com ele lançou há 20 anos o projeto Tribalistas.


E tem muito mais…


A segunda semana do Universo Spanta começa na sexta, dia 12 de janeiro, com o som na potência máxima do reggae da banda BaianaSystem, que terá a participação da baiana Larissa Luz e do carioca BNegão. Já o Nação Zumbi convida a cantora Tulipa Ruiz, enquanto o trio Gilsons recebe o paraibano Chico César. Ainda na mesma noite, o reggae do Maneva traz Gabriel Elias e a cantora Ana Cañas apresenta o show com as canções do eterno Belchior. O rap marca presença com a galera do Ponto de Equilíbrio, que recebe o 3030


No dia seguinte, sábado, 13 de janeiro, o Universo Spanta traz um clima de total revival. O público presente vai  assistir ao primeiro show da banda de pagode SPC com participação de Alexandre Pires.O clima do tradicional carnaval baiano vai tomar conta da Marina da Glória com a apresentação de Bell Marques, e vai ter sertanejo raiz com a dupla César Menotti e Fabiano, além de pop romântico com Maurício Manieri. A noite também terá o funk carioca com Buchecha e  o batidão dos Paredões: A Cuca, Furacão 2000 e O Chatubão. 


Na terceira semana, a programação do Universo Spanta 2024 continua apostando na mistura de ritmos e gerações. Na sexta, 19 de janeiro, a batida do bloco afro Olodum terá a participação de Margareth Menezes. Do Nordeste, vem o som de Elba Ramalho com o parceiro de vida Geraldo Azevedo, e um dos artistas mais consagrados da Música Popular Brasileira, João Bosco, convida a revelação baiana Xênia França, outra artista da programação que acaba de ganhar um Grammy Latino de melhor álbum pop. O show do paulista Criolo traz a sambista carioca Teresa Cristinacomo convidada. E dois grupos que fazem parte da história da MPB foram escalados: o soul da Black Rio com Luciana Mello e Negra Li e o rock pop alternativo da Cor do Som,  com a participação de Bebel Gilberto.


No sábado, 20 de janeiro, sobem aos palcos do festival artistas que foram sucesso nos anos 90: a rainha Xuxa, com um show repleto de hits como “Lua de Cristal”, “Tindolelê” e “Doce Mel", a turma do É O Tchan, que completa 30 anos de sucesso, e o grupo vocal Fat Family. A estrela pop Gloria Groove também promete colocar o público todo para dançar. Completa a escalação a revelação Yago Oproprio e Abayomi com a participação de MC Tha.


No último fim de semana, o festival Universo Spanta traz um time de primeira em suas especialidades. No sábado, 27 de janeiro, tem a dupla sertaneja Jorge e Mateus, a banda de pagode Raça Negra e o piseiro misturado com forró de João Gomes. Da novíssima geração, tem samba com  Marvvila, e muito trap com Teto, Wiu e Vulgo FK.


E, encerrando a edição 2024, uma programação dominical, no dia 28 de janeiro, traz o cantor Belo, o sambista Martinho da Vila, que irá apresentar o espetáculo “Canta, Canta, Minha Gente”, com sucessos como ‘Disritmia’ e ‘Ex-Amor, e Benito di Paula. Além de uma grande homenagem à Lapa, com o musical ‘Lapada’, que reúne artistas que fazem parte da cena cultural do bairro do Centro do Rio, como os cantores Moysés Marques, Áurea Martins, Luiza Dionísio e Marcos Sacramento, e os instrumentistas Bebê Kramer, Gabriel Grossi eEsguleba, com repertório e arranjos de Edu Neves


Pré-Carnaval


Em 2024, o Universo Spanta ganha uma passarela de cortejos onde vão acontecer, no intervalo dos shows, desfiles do bloco Spanta Neném, de onde surgiu o festival, e que há mais de 20 anos integra a agenda da folia carioca, e de grandes escolas de samba do Grupo Especial, com suas baterias, passistas, mestre sala e porta-bandeiras e intérpretes. A Imperatriz Leopoldinense, campeã do carnaval carioca, se apresenta no dia 4 de janeiro. Do bairro de Madureira, a Portela estará no festival no dia 6 de janeiro e a Estação Primeira de Mangueira, no dia 13 de janeiro. Direto da Baixada Fluminense, a Beija-Flor se apresenta no dia 19 e a Grande Rio, dia 27. Já o Salgueiro encerra o evento no dia 28.


Homenageado


O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, é a personalidade musical escolhida para ser o grande homenageado da edição 2024 do Universo Spanta. A escolha acontece no ano que se completam 35 anos da morte do artista, e vai contar com show especial e uma instalação, além de outras ações em homenagem ao cantor e à cultura nordestina. A ideia é que o público mergulhe em um dos mais importantes capítulos da história da música brasileira através da obra de Gonzagão. Na direção musical e líder da homenagem um expert foi escolhido: o cantor, compositor e pesquisador Daniel Gonzaga, neto do artista e filho de Gonzaguinha.


Comments


bottom of page