Amazon
top of page
viniciusarauujo

Crítica | Os Segredos do Universo



Esta é provavelmente a adaptação mais fiel que assisti este ano. O filme se passa no verão de 1987, em Al Peso, Texas e é centrado na amizade de Aristóteles (Max Puleo) e Dante (Reese Gonzalez). Uma história de amizade, autodescoberta e frustrações. O filme captura cada momento como imaginei, como a parte em que eles se apresentam e cada interação entre eles. Apesar das cenas incríveis, o ritmo do filme é um pouco rápido. É normal que a maioria das adaptações de livros para o cinema não inclua todos os detalhes da história, mas no caso de "Os Segredos do Universo", os detalhes que faltaram não fizeram tanta falta. Tudo parecia conectado. Todas as partes importantes estavam lá.


A escolha de Max e Reese foi ótima, pois os dois atores conseguiram entregar os personagens como imaginávamos e combinaram com as características que os acompanham. Além deles, temos grandes atores do mundo da atuação, como Eugenio Derbez (Jaime Mendoza, pai de Aristóteles), Isabella Gomez (Gina Navaro) e Eva Longoria (Soledad Quintana, mãe de Dante), que fazem parte do filme e tem mais diálogos do que no livro.


Embora os dois sejam protagonistas, o filme acompanha mais a perspectiva de Ari. Mesmo que Dante esteja vivendo uma crise existencial por novas descobertas, Ari sofre por guardar seus sentimentos, que vai o tornando uma pessoa agressiva, o levando a fazer coisas impulsivas. Um ponto que não é abordado no filme, é o motivo do pai de Ari ser tão introspectivo. Jaime, foi fuzileiro naval e a guerra o transformou no que vemos no filme. A guerra o deixou com cicatrizes, não só pelo corpo, mas também no coração. "Acho que a guerra nunca vai acabar para ele", diz tia Ophelia em um trecho do livro, ao falar com Ari ao telefone.



O filme trabalha muito sobre representatividade da comunidade LGBTQIA+ e a comunidade Latina, mas sem os estereótipos que vemos em outros filmes, mostrando apenas a vida e crenças deles.


A trilha sonora é um ponto bom de se tocar, pois tem que ser muito certeira para não prejudicar nenhuma cena. E em "Os Segredos do Universo", ela contribuiu com a sensação de estar nos anos 80. Ao longo do filme, diversas músicas conhecidas da época eram tocadas ao fundo, como "La Bamba" de Ritchie Valens".


"Os Segredos do Universo"  estreia nos cinemas brasiliros no dia 30 de novembro.


Sinopse:

Em um verão inesquecível, os jovens Aristóteles e Dante são unidos pelo acaso e, embora sejam completamente diferentes um do outro, iniciam uma amizade especial, daquelas que duram uma vida inteira. Dante é tudo o que Aristóteles deseja ser: expressivo, inteligente e autoconfiante. Juntos, eles embarcam em uma emocionante jornada pela adolescência e começam a questionar todos os segredos do universo.


A adaptação cinematográfica do livro de Benjamin Alire Sáenz conta com Eugenio Derbez no elenco, que também assina como produtor, Eva Longoria, Veronica Falcón e Kevin Alejandro. O roteiro e produção ficou a cargo da cineasta e roterista Aitch Alberto e o renomado Lin-Manuel Miranda. O filme já conta com 89% de aprovação no Rotten Tomatoes.






Commentaires


bottom of page