Amazon
top of page
viniciusarauujo

Crítica: A Baleia


Assistimos o filme “A Baleia”, de Darren Aronofsky e podemos te dizer que tem grandes chances de ganhar um Oscar. Como protagonista o ator de “A Múmia”, dos anos 2000, Brendan Fraser, fez por merecer o papel lhe dado, nos levando a uma produção emocionalmente tocante e dramática.


O filme todo se passa dentro da casa de Charlie, um professor universitário que parece ter ficado preso ao passado, por um amor que não volta mais. Com muitas mágoas e vícios. Envolto em carne protética, Brendan interpreta Charlie em uma performance graciosa. Ele usa sua voz doce e olhos tristes, para transmitir uma delicadeza em desacordo ao corpo de Charlie.


Sinopse

Charlie (Brendan Fraser) é um professor de inglês com obesidade severa, que tenta se reconectar com sua filha, Ellie ( Sadie Sink) adolescente como uma última tentativa de redenção. Apesar de viver sozinho, ele é cuidado pela sua amiga e enfermeira, Liz (Hong Chau). Baseado na peça homônima de Samuel D. Hunter.


Como em todos os filmes de Aronofsky, a cenografia nos da a sensação exata de como é estar naquele local. No caso de Charlie, uma casa abandonada, com muita coisa acumulada, restos de comida e com pouca luz, mostrando como a depressão pode atacar, não somente o seu corpo e sua mente, mas também ao seu redor.


A depressao de Charlie é causa de um amor perdido. Após abandonar a sua esposa e filha de 8 anos, por um aluno por quem se apaixonou, Charlie decide viver com Alan, que acaba tendo um fim trágico. A morte de Alan é causada pelo preconceito religioso de sua relação homoafetiva. O que nos leva a derramar algumas lágrimas. Charlie é tomado pela culpa, que o leva a comer exageradamente, fazendo-o sofrer por insuficiência cardíaca congestiva, que pode matá-lo a qualquer momento.


Durante toda a trama, Charlie tenta restabelecer sua conexão com a filha Ellie, de 17 anos, que o menospreza a todo momento, o chamando de nojento. Também reaparece em várias cenas, um jovem chamado Thomas (Ty Simpkins), um infeliz missionário de um grupo religioso, que quer salvar a alma do homem gordo.


“A Baleia” estreia nos cinemas no dia 23 de fevereiro e está concorrendo ao Oscar de Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Maquiagem e Penteados.


Confira o trailer do filme:



Comments


bottom of page