Amazon
top of page
Douglas Barbosa

Beetlejuice - O musical chega em São Paulo

O musical de comédia inspirado na obra de Tim Burton, "Beetlejuice", estreia no dia 22 de fevereiro em São Paulo, no Teatro Liberdade, para uma curta temporada. Estrelado por Eduardo Sterblitch como Beetlejuice, acompanhado por Ana Luiza Ferreira, que interpretará Lydia Deetz. Sendo uma das maiores superproduções de musicais do Brasil, o elenco conta com 26 atores, com direção de Tadeu Aguiar e produção geral de Renata Borges Pimenta, ambos presentes para receber a imprensa em uma coletiva que ocorreu no Teatro Liberdade, na última quarta-feira (21).


Renata Borges comentou sobre o grande sucesso que o musical fez no Rio de Janeiro e sobre o investimento necessário para trazer uma temporada para São Paulo: "Fazer sacrifícios. Para estar aqui em São Paulo, tive que investir [...] quase toda a minha bilheteria do Rio de Janeiro." Ela complementou, dizendo: "Lá você tem uma estrutura gigantesca, o espetáculo teve que ser adaptado para cá", referindo-se à adaptação que São Paulo receberá no palco do Teatro Liberdade, por ter um espaço menor do que o Teatro Cidade das Artes no Rio de Janeiro.



Foi apresentado à imprensa o ato de abertura com as músicas "Invisível/Show da Morte" por Ana Luiza e Eduardo, com transições de cena muito bem elaboradas e interpretações de personagens completamente diferentes. Ana Luiza entrega uma cena de forma mórbida, afinal, é um enterro que está ocorrendo, e logo aparece Eduardo, tornando a morte algo para se dar risadas.


Tadeu Aguiar revelou que houve um estudo completo para adaptar não apenas a peça da Broadway para o Brasil, mas também para as cidades, com piadas adaptadas para o cotidiano de São Paulo. O cenário e os figurinos foram feitos de forma a não copiar algo já criado e, ao mesmo tempo, estar próximo ao mundo de Tim Burton. "Precisamos ser aprovados", relembra Renata após as falas de Tadeu.



O ator João Telles é o substituto de Beetlejuice e, questionado sobre o desafio de substituir Sterblitch, Eduardo comentou: "A gente criou o personagem junto no processo [...] ficamos em uma sala juntos e usamos piadas dele, ele usa piadas minhas, e a gente se usa para somar e deixar o personagem melhor, pois é muito difícil fazer." João comenta: "Eu já de cara tinha aquela responsabilidade de como vou substituir um cara como ele? Mas de cara tivemos a sorte de criar juntos, então para mim é como se estivesse em um documentário, vendo a vida de um cara como esse e a sorte de entrar ali da capa que ele usa".


A temporada em São Paulo conta com atores novos, que tiveram que ensaiar durante uma semana de forma intensa. A atriz Thais Piza comenta: "Foi uma loucura! [...] Renata já me avisou para chegar pronta, estudar em casa vendo vídeos, e essa semana eu estou cansada, mas estou bem, vamos lá!". Para Marcelo Laham, também foi uma grande novidade, seu primeiro musical em 30 anos de carreira, e aniversariante do dia, teve coro de parabéns cantado pelo elenco e os convidados da imprensa. "Hoje é uma novidade porque nunca tinha feito musical, faço teatro há anos, mas isto é uma novidade para mim, e acho que o que me apega é a evolução, a ideia de descoberta, e o musical é outro mundo."


O musical contará com 10% dos ingressos disponíveis de cada sessão como ingressos sociais, que são ingressos mais acessíveis para incentivar a cultura e a acessibilidade. Garanta seu ingresso para o espetáculo "Beetlejuice" na plataforma Sympla, a partir de R$95 reais.


Beetlejuice - O Musical

Ingressos: Sympla

Local: Teatro Liberdade - São Paulo - R. São Joaquim, 129 - Liberdade, São Paulo - SP, 01508-001

Classificação: 12 anos


Comments


bottom of page